Julia Child – “Bon Appétit”

juliaChild (1)Julia Child foi uma autora de livros de culinária e apresentadora de televisão americana. Aprecio muito a importância dela na gastronomia mundial. E ainda, ela estudou na mesma escola que eu, rs!

 

Ela poderia ter sido apenas mais uma apresentadora de programa de culinária. Mas foi com seu jeito original e bem humorado, saudando sua audiência com um largo sorriso e um sonoro “Bon Appétit”, que ela conquistou de “simples mortais”, ávidos por aprender a cozinhar, a célebres nomes da gastronomia mundial.

 

Embora tenha falecido no ano de 2004, dois dias antes de completar 92 anos de idade, a chef californiana continua sendo atual e, diga-se de passagem, muito bem citada pelos entendidos do assunto. “Julia Child foi a figura mais importante, influente e com poder de mudança da história da gastronomia americana. Tudo se volta para ela”, disse o renomado chef americano Anthony Bourdain, do programa de TV de culinária Anthony Bourdain: No Reservations. Ela inspirou e ainda inspira milhares de pessoas a cozinhar e comer melhor.

juliachild

julia chickens

Desafiando a própria inabilidade na cozinha, ela começou a se aventurar nas panelas tardiamente. “Eu tinha 32 anos quando comecei a cozinhar. Até então eu só comia”, disse, certa vez.

Após se mudar para França, para acompanhar o marido militar, resolveu afastar o tédio se matriculando nas aulas de culinária oferecidas pela escola Le Cordon Bleu – decisão que acabou mudando a sua vida. Veja ela durante a aula e seu diploma:

7591

Em 2009, seu encontro com a culinária foi retratado no filme Julie & Julia, protagonizado pela atriz Meryl Streep. A atriz recebeu um diploma de honra do Le Cordon Bleu, num coquetel em Paris:

julie-julia-movie

2108 2183

Com bom humor e persistência, ela se entendeu muito bem com as técnicas francesas e acabou por compartilhar o que aprendeu com milhares de pessoas por meio de seus programas de TV e livros, entre ele, a “bíblia” Mastering the Art of French Cooking (em tradução livre, Dominando a Arte da Culinária Francesa).

julialivrojulia-child-my-life-in-france1julia-child-book4julie-julia-book-covers-large

 

Chef Philippe

Deixe um comentário