Macarons – Sabores & Cores

MacaoronEssa delícia francesa à base de amêndoas tem quase 500 anos! Na verdade, o macaron saiu da Itália no século 16 quando a rainha Catarina di Médici mudou-se para a França. O “Doce da Rainha”, como era chamado, foi levado juntamente com a sua corte e a receita era mantida em segredo. Até que as freiras carmelitas de Nancy, Lorraine, a descobriram e passaram a reproduzi-la e ficaram conhecidas como “Irmãs Macarons”. Até hoje, na cidade de Nancy existem os macarons como eram produzidos naquela época.

 

tumblr_kvi171NiBn1qzgh25o1_r1_500_large[1]No início do século XX, Pierre Desfontaines teve a brilhante idéia de juntar os “coquies” (“bolachinhas”) a um recheio cremoso e saboroso. E mais recentemente, nos anos 80, Pierre Hermè criou os macarons que apreciamos hoje: uma explosão de cores e sabores. Crocante por fora, macio por dentro….e uma mistura de sabores sutis, fazem desse doce uma iguaria francesa. Para aniversários, casamentos e ocasiões especiais, o macaron é uma bela alternativa elegante para a sua comemoração! Além de tudo pode ser personalizado combinando com a cor e proposta da festa.

 

Torres de macarons

 

mactree2568114543_b8dcb0edd4mactree2

O macaron é um merengue, resultante de uma mistura de amêndoas, açúcar e claras de ovo. Entre bolinho e biscoito, o macaron é redondo, estaladiço no exterior, macio e flexível no interior.

Produção de macarons

 

macarons-recipe

O macaron é actualmente a grande tendência na França em matéria de confeitaria de luxo e os grandes chefes rivalizam em idéias para criar as suas mais diversas variantes. Os macarons que mais gosto são:

+ Maison Ladurée: com toda

+ Pierre Hermé: com suas criações de misturas de sabores, ingredientes e diferentes texturas de recheios.

Para mim são os campões, cada um com suas particularidades.

Ladurée

 

macladureelbt-2

Ladurée preto

Pierre Hermé

 

580x405_CELESTE_MAC

pierre-herme-macarons.purplecloud.flkr

pierreherme

 

Chef Philippe

2 comentários em “Macarons – Sabores & Cores

  1. Patricia Pibernat -

    Magnifique, Superbe! J1aime beaucoup – Patty Pibernat – j’ai besoin de savoir quel est o recheio roxo, é de uva, quais os ingredientes vão no ganache roxo?

Deixe um comentário