Os segredos da Baunilha

A Baunilha é o ingrediente mais fascinante da Pâtisserie. Gosto muito de utilizá-la nas minhas receitas. Vamos explorar esta preciosidade!

Baunilha é uma especiaria usada como aromatizante, obtida de orquídeas do género Vanilla, nativas do México. Originalmente cultivada pelos povos da América Central, parece ter sido levada para a Europa juntamente com o chocolate na década de 1520.

Orquídea Vanilla / Vagens / Vagens secas

 

Baunilhavanilla11vanillabean

 

A baunilha se espalhou por ambientes úmidos de todo o continente. No Brasil, várias espécies crescem no litoral e em regiões de Mata Atlântica. Uma das mais usadas para a produção de extrato é a Vanilla planifolia. Segue as principais regiões do mundo que plantam as diferentes espécies: Madagascar, áreas tropicais do Oceano Índico, Índias Ocidentais, América Central e do Sul.

A parte da planta utilizada para dar sabor e aroma aos alimentos são os grãos da vagem. Esses frutos verdes não têm cheiro nem gosto – é preciso, primeiro, deixá-los secar numa estufa ou ao sol. Durante a secagem, ocorre um processo de fermentação natural: a ação de enzimas faz com que os frutos fiquem pretos e com seu perfume concentrado. Para retirar o extrato de baunilha, esmaga-se a vagem seca, que depois é submergida em álcool.

A maior parte da baunilha produzida no mundo é da variedade V. planifolia, conhecida como baunilha “Madagascar-Bourbon”, produzida numa pequena região de Madagáscar.

Plantação – Madagascar

 

madagascar

Secagem da vagem – Madagascar

 

vanillesecagem

 

Embalando – Madagascar

 

vanilleembalando

 

A baunilha é a segunda especiaria mais cara, a seguir ao açafrão, devido à mão-de-obra necessária na produção das vagens. Apesar do custo, é muito apreciada pelo seu aroma flroal complexo com “bouquet peculiar”. É muito usada na Pâtisserie, para a produçãp de bolos, tortas, sobremesas, macarons, entre outras guloseimas.

 

Tarte_Infiniment_Vanille

Screen Shot 2013-05-19 at 3.35.42 AM

macarons-vanille-L-4

 

Em breve novos posts ensinando como retirar a baunilha da vagem e como utilizá-la, e ainda os doces feitos com baunilha que mais gosto …

Chef Philippe

3 comentários em “Os segredos da Baunilha

  1. osney vicentini -

    PARABÉNS PELA MATÉRIA…GOSTARIA DE SABER SE A ABELHA SEM FERRÃO FAZ OA POLINIZAÇÃO DA BAUNILHA . OU SE TEM UM INSETO ESPECÍFICO QUE FAZ ESSA TAREFA…

    1. Luis Philippe - Post author

      Obrigado Osney. Não tenho certeza para te responder! rs
      Vou pesquisar e te retorno.

Deixe um comentário